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Regulamento Bravos Multiclass Championship

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1.  APRESENTAÇÃO

Inspirado no famoso campeonato mundial de carros de endurance, a BRAVOS MOTORSPORTS, traz ao Assetto Corsa velocidade e ação em algumas das pistas mais famosas do mundo, acelerando com os carros ícones da marca Porsche em uma eletrizante disputa no sistema Multiclasse.

Serão duas classes na mesma pista, dois mundos, duas realidades, um objetivo! Ser o melhor na sua categoria. Explorando o melhor do conteúdo adicional do recém lançado Porsche Pack 3 para o Assetto CorsaDe um lado toda tecnologia empregada no incrível Porsche 919 Hybrid 2016, e do outro toda robustez da classe GT3 com os carros  Porsche 911 R GT3, rodando nas pistas originais do simulador com personalizações visuais e skins personalizadas.

O Campeonato será transmitido AO VIVO no Youtube através da XtremeTV e com cobertura internacional completa de todas as etapas pela OnWheelsTV, pilotos, equipes e eventos, todos terão espaço neste renomado canal de mídia especializado em eventos de automobilismo.

Iniciamos este campeonato de 2017 como um grande avanço nas parcerias e trabalhos realizados pela BRAVOS MOTORSPORTS, trazendo aos pilotos virtuais, um ambiente sério e diferenciado!

Abaixo estão os detalhes que compõem o campeonato e seu regulamento.

Sejam bem vindos.

 


2.  CRONOGRAMA e CALENDÁRIO

-Inscrições: 28/Dez/2016 a 23/Jan/2017

-Recebimento de Skins: Até 28/jan/2017

Datas, durações e horários:

  • Etapas (60 minutos – aproximadamente):
  • Pré Temporada: 05/fev/2017  –Spa(20 voltas) evento teste.
  • 1° Etapa: 19/fev/2017  –Spa Francorchamps (31 voltas)
  • 2° Etapa: 05/mar/2017  –Monza (39 Voltas)
  • 3° Etapa: 19/mar/2017 –Nurburgring GT (37 Voltas)
  • 4° Etapa: 02/abr/2017 –Mugello (40 Voltas)
  • 5° Etapa: 30/abr/2017  –Silverstone GP (35 voltas).
  • O Campeonato será composto por (1 Etapa Teste + 5 Etapas Quinzenais).
  • As Etapas serão realizadas aos domingos, com intervalos quinzenais.

Horários (Brasil GMT-03)

  • 20:00h – Abertura do Servidor – Treino Livre
  • 20:30h – Largada Teste
  • 20:40h – Largada Teste 2
  • 20:50h – Briefing (10 a 15 minutos)
  • 21:10h – Quali Q1 (Apenas GT3)  duração 20 minutos
  • Intervalo de 5 minutos entre o Q1 e o Q2
  • 21:35h – Quali Q2 (Apenas Protótipos) – duração 20 Minutos
  • Intervalo de 5 Minutos: entre o Q2 e a Corrida
  • 22:00h – Largada da Corrida
  • 23:00h – Término da sessão

 

3. PREMIAÇÕES

Será outorgado aos pilotos as seguintes premiações:

Classe LMP

  • 1º Lugar: Certificado de Campeão, 01 Buttom Box (avaliado 400,00 R$).
  • 2º Lugar: Certificado de Vice Campeão do torneio, 1h no simulador profissional G´sCompetizione.
  • 3º Lugar: Certificado de 3º lugar do torneio, 1h no simulador profissional G´sCompetizione.

Classe GT3

  • 1º Lugar: Certificado de Campeão, 01 Buttom Box (avaliado  400,00 R$).
  • 2º Lugar: Certificado de Vice Campeão, 1h no simulador profissional G´sCompetizione..
  • 3º Lugar: Certificado de 3º lugar do torneio, 1h no simulador profissional G´sCompetizione.

Todos os 22 pilotos inscritos e participantes terão direito um cupom com código de desconto em compras no site: www.winseats.com.br os descontos não estão no site e variam entre 40% e 30% dependendo do produto escolhido.

Os pilotos campeões e as equipes vencedoras de cada categoria terão seu nome eternizado no hall da fama da Bravos Motorsports e também uma matéria que será publicada na pagina da onwheelstv.com anunciando os campeões do campeonato.

Todos os pilotos receberão suas skins renderizadas em alta definição (simulando o carro real) e divulgadas nos meios de comunicação da Bravos e terceiros.

Observações: Todos os pilotos ganharão pontos no “Ranking Geral da Bravos Motorsports”,que envolve pilotos que participam de todos os campeonatos organizados pela Bravos.

As premiações de hardwares físicos, somente serão enviados para o Brasil, com o custo do envio pago pelo piloto a receber. Premiações “não físicas” serão entregues a todos os pilotos independente da nacionalidade e país através de meios de comunicação digital e/ou e-mail.

 

4.  CONFIGURAÇÃO DO SERVIDOR

Todas as corridas serão realizadas no servidor dedicado da BRAVOS MOTORSPORTS com a seguinte configuração:

  • Nome do Servidor: Bravos Multiclass – Etapa ##
  • Senha: Informada Via TS
  • TC: Factory
  • ABS: Factory
  • Autoclutch: Permitido
  • Damage Multiplier: 50%
  • Fuel Rate: 100%
  • Tyre Wear Rate: 1,5x
  • Force Virtual Mirror: Não
  • Jump Start Rule: Disabled.
  • Tyre Blankets: Sim
  • Penalidades (max tire out): Desabilitado pois os limites de pista e velocidade no pitlane serão monitorados por aplicativo (para não haver conflitos).
  • Track Grip: 100% (Optimum Presset)
  • Horário simulado: 9:00 da manhã
  • Ambient Temperature: 25ºC
  • Base Road Temp: 12ºC
  • Ambient Temp Variation: +/-4ºC
  • Road Variation: +/-4ºC
  • Weather 1: Mid Clear
  • Rejoin Server durante a corrida – Habilitado

A BRAVOS MOTORSPORTS dispõe de 2 servidores sendo um para treinos e outro para a corrida.

Será disponibilizado o servidor de treinos entre as etapas. O servidor terá senha de acesso “treino”  e estará disponível 24hrs por dia.

O servidor da corrida será disponibilizado no dia da corrida e o servidor de treino desligado.

As condições de temperatura do ar e da pista, podem variar conforme os critérios de configuração acima.

 

5.  APLICATIVOS

     APLICATIVOS OBRIGATÓRIOS

  • pTracker = Aplicativo de comunicação entre o piloto e o servidor cuja função é monitorar a atividade do piloto no servidor registrando seus tempos, assistências utilizadas, etc, para disponibilização do sistema livetime da Bravos Motorsports.
  • Pit Lane Penalty = Aplicativo de monitoramento de limites de pista e velocidade de entrada no pit lane. Este aplicativo tem a função de monitorar os excessos do piloto no item Cut Track, onde serão contabilizados até 3 cortes de pista. No 4º corte, o aplicativo envia ao piloto uma mensagem onde o mesmo deverá cumprir um drive-trhu penalty em no máximo uma volta após o recebimento deste alerta. Após o cumprimento do drive-trhu, o contador zera e monitoramento continua. Sua segunda função é monitorar a velocidade de entrada antes do radar de limite de velocidade na entrada dos boxes. A velocidade do piloto no ponto de checagem deve ser inferior ou igual a 80km/h. nesta condição uma flag verde estará indicada no aplicativo e ele poderá seguir pelos boxes em velocidade compatível. Caso o mesmo esteja em velocidade superior a 80km/h no ponto de checagem o aplicativo indicará uma flag vermelha e o piloto receberá uma punição de drive trhu a ser cumprida na volta seguinte. Todas as mensagens ficam registradas no LOG do servidor e são objeto de análise pós corrida ou mediante a reports de pilotos.
  • Helicorsa = Indicador de carros nas proximidades.

     APLICATIVOS OPCIONAIS

  • Ferito Blue Flag = exibe uma bandeira que sinaliza bandeira azul. (UTIL PARA USUÁRIOS DO OCULUS RIFT)

 

 6. PONTUAÇÃO

As pontuações a serem aplicadas ao campeonato são:

Classe LMP Classe GT3
  • 25 Pontos – 1º Lugar
  • 22 Pontos – 2º Lugar
  • 20 Pontos – 3º Lugar
  • 18 Pontos – 4º Lugar
  • 16 Pontos – 5º Lugar
  • 14 Pontos – 6º Lugar
  • 12 Pontos – 7º Lugar
  • 10 Pontos – 8º Lugar
  • 09 Pontos – 9º Lugar
  • 08 Pontos – 10º Lugar
  • 07 Pontos – 11º Lugar
  • 06 Pontos – 12º Lugar
  • 25 Pontos – 1º Lugar
  • 22 Pontos – 2º Lugar
  • 20 Pontos – 3º Lugar
  • 18 Pontos – 4º Lugar
  • 16 Pontos – 5º Lugar
  • 14 Pontos – 6º Lugar
  • 12 Pontos – 7º Lugar
  • 10 Pontos – 8º Lugar
  • 09 Pontos – 9º Lugar
  • 08 Pontos – 10º Lugar
  • 07 Pontos – 11º Lugar
  • 06 Pontos – 12º Lugar
  • 05 Pontos – 13º Lugar
  • 04 Pontos – 14º Lugar
  • 03 Pontos – 15º Lugar
  • 02 Pontos – 16º Lugar

OBS: Todos os pontos serão individuais. A tabela será dividida por classe sendo do 1º ao 12º com pontuação da classe LMP1 e após o campo divisor da tabela a indicação da 1º ao 16º lugar da classe GT3. Serão contabilizados pontos por equipe que será o somatório dos pontos individuais dos pilotos componentes em cada etapa.

 Pontos Bônus:

 O servidor de treinos da BRAVOS MOTORSPORTS estará disponível 24hrs por dia, todos os dias da semana – 24/7.

Ponto Bônus voltas válidas treino:

O piloto que cumprir o número mínimo de 25 voltas válidas no servidor de treinos livres, será concedido bônus de 2 pontos em cada etapa.

Ponto Bônus por tempo de volta (Time Trial):

O piloto que atingir o “TEMPO de VOLTA” estipulado pela organização, para cada etapa no servidor de treinos livres receberá bônus de 1 ponto.

Os tempos a serem batidos são:

Spa Fracorchamps:

LMP1 = 02:01.200

GT3 = 02:21.100

Monza:

LMP1 = 01:34.500

GT3 = 01:50.000

Nurburgring GT:

LMP1 = 01:39.850

GT3 = 01:55.100

Mugello:

LMP1 = 01:33.000

GT3 = 01:48.500

Silverstone GP:

LMP1 = 01:47.000

GT3 = 02:03.100

 

Os pontos bônus do time trial serão concedidos a qualquer piloto que bater o tempo estipulado.

A participação nos treinos livres será printada e divulgada sempre no sábado as 23:59 que antecede uma corrida.

Aproveitem os servidores 24/7 disponibilizados para treinar e adquirir pontos bonus no ranking do campeonato.

Ponto Bônus para Piloto que participar de todas as etapas do campeonato

O piloto que concluir o campeonato tendo participado de todas as etapas, receberá pontuação extra no final do campeonato de 2 pontos

Ponto Bônus Pole Position Qualify

Cada categoria receberá bônus de 1 ponto para a sua respectiva pole position.

Todas as informações do campeonato estarão concentradas no site www.bravosmotorsports.com.br na aba campeonatos

O Email também será o canal de comunicação com os pilotos. Será criado um grupo de Whatsapp exclusivo para o campeonato.

Todos os pilotos deverão obrigatoriamente estar logados no Teamspeak da BRAVOS MOTORSPORTS no endereço: 158.69.122.54:9023 nas datas e horários estipulados das etapas.

 

7.  QUALIFICAÇÃO – Q1 E Q2

O sistema de qualificação utilizado terá como base a divisão por categorias.

Q1 – é a qualificação dos carros Porsche 911 R GT3 2016. O Q1 terá duração máxima de 20 minutos e terá um intervalo de 5 minutos totalizando assim 25 minutos.

Q2 – é a qualificação dos carros Porsche 919 Hybrid 2016. Ao fim do tempo do Q1, será dado via TS liberação de acesso a pista aos protótipos para inicio do Q2 que também terá duração de 20 minutos e 5 minutos de intervalo final para complemento de voltas restantes.

Se um carro abrir uma volta antes do término dos 20 minutos, este poderá concluir apenas esta volta. Entretanto isto abreviará tempo de intervalo do Q1 sem prejuízo ao inicio do Q2.

O sistema de qualificação para todas as classes será o seguinte:

1)   A gestão do tempo e o melhor momento para entrar na pista ficam a cargo do piloto / equipe.

2)   Máximo de 5 voltas por piloto (01 Outlap + 04 voltas rápidas )

3)   Se um piloto não tiver concluído suas voltas válidas antes do tempo de término do Q1 ou Q2, não poderá abrir volta durante o tempo de intervalo.

4)  Um piloto só poderá por seu carro na pista no máximo duas vezes dentro da quantidade total de 4 voltas.

Tratamento de acidentes.

Em caso de acidente no Qualify onde um piloto danificar seu carro, deverá enviar uma mensagem no CHAT com a mensagem “Piloto Acidentado”. Após o envio desta mensagem, o mesmo está autorizado a utilizar o botão “ESC > retornar ao box” (que será uma simulação do reboque / reparo do carro).

A nova volta de aquecimento será somada as voltas restantes, não podendo ultrapassar o total de 5 voltas.

Um piloto poderá se acidentar no máximo 2x durante a qualificação. Não será permitido sua entrada na pista após o 2º acidente. E o mesmo irá largar conforme o tempo que conseguiu registrar ou no fim do grid.

O piloto que ultrapassar as 5 voltas na qualificação receberá como penalização o acréscimo de lastro de 60kg antes do inicio da corrida.

Utilize o seu tempo com cautela e aproveite a pista livre.

Ao término das 5 voltas, o piloto deverá encostar seu carro fora da pista / traçado ideal e retornar ao box com a função ESC>Retornar ao box.

Corte de Pista na Qualificação.

Os limites de pista serão monitorados pelo aplicativo Pit Lane Penalty, caso seja detectado um corte de pista durante a sessão de qualificação, o piloto deverá desacelerar seu carro até o limite de 50km/h antes de completar a volta na qual ocorreu o corte.

Caso seja identificado no pós-race que o piloto efetuou volta rápida sob penalidade, o mesmo será punido com o acréscimo de tempo de um drive thru ao seu tempo total final.

Ponto Bônus Pole Position Qualify

Cada categoria receberá bônus de 1 ponto para a sua respectiva pole position.

 

8.   CORRIDA

O intervalo entre a sessão de qualificação e a corrida terá 120 segundos onde os pilotos poderão carregar seus setups e efetuar seus últimos acertos.

O piloto que não posicionar seu carro no grid a tempo deverá largar dos boxes após a passagem do ultimo carro na primeira volta.

Durante o tempo de posicionamento, será efetuado a passagem do grid pela equipe de transmissão.

Largada.

Será utilizado o sistema de largada lançada com volta de apresentação.

No momento da largada habitual do simulador, os carros irão largar em velocidade lenta não superior a 120km/h nas retas e não superior a 80km/h nas curvas. Antes da curva 0 ou em pontos específicos das  pistas, receberão aviso no TS pela direção de prova para “FILA INDIANA” onde os carros deverão posicionar-se em fila com distancia de no máximo 1 carro entre eles afim de reduzir ao máximo o tempo e distância entre eles. O carro LÍDER dita o ritmo em velocidade compatível ao agrupamento adequado, reduzindo sua velocidade se necessário.

Pilotos que estiverem acima do limite de velocidade de 120km/h antes de cruzarem a linha no momento da partida serão punidos com o acrescimo de tempo de um drive trhu mediante análise pós-race.

Não poderão ocorrer ultrapassagens antes da passagem na linha de partida.

Cada piloto somente poderá dar acelerar o máximo no momento de sua passagem sobre a linha de chegada. (que pode visualizado ser no momento em que completa a volta 1). A partir de então está valendo.

Acidentes durante a volta de apresentação

Caso um piloto saída da pista durante a volta de apresentação, o mesmo deverá esperar todo o trânsito passar e retornar no fim da fila.

É de responsabilidade do piloto manter distancia de segmento e lateral afim de evitar colisões com o carro a frente ou ao lado.

Caso um piloto sofra uma colisão durante a volta de apresentação, o mesmo deverá através dos meios formais solicitar a revisão de prova e o piloto responsabilizado pela colisão receberá como punição o acréscimo de tempo de um drive thru ao seu tempo total final, caso o piloto responsabilizado não conclua a prova, este será penalizado com o acréscimo de lastro de 100kg pré-configurado para próxima etapa.

Todos os pilotos são imediatamente responsáveis pelo carro a frente e ao seu lado, cabe ao piloto que largar em melhor condição, buscar o traçado mais seguro possível não colidindo na traseira do carro adversário e não abalroando o carro ao seu lado.

Uma colisão traseira significa acidente na maioria dos casos e como via de regra básica de pilotagem “quem bate atrás é o culpado“
Não é permitido a troca de linha (ataque e defesa) mais de uma vez por carro por segmento de reta.

Em caso de descontrole do piloto e o carro rodopiar e/ou sair de pista ou bater no muro, o piloto deverá aguardar o todo o transito passar do permanecendo com o carro imóvel (se dentro da pista) ou em movimento lento (se fora da pista) até que o momento para retornar a pista seja seguro e não haja risco de colidir nos carros que se encontrarem em pista.

O retorno deverá ser fora do traçado ideal da pista.

Caso o piloto rodopiar e colidir com o carro em um oponente causando dano e/ou saída da pista, o mesmo será integralmente responsabilizado pelo acidente.

Por tanto cuidado redobrado no momento de aceleração na largada.

Em casos extremos onde possa ocorrer um acidente que prejudique até 50% do grid, poderá ocorrer uma re-largada (restart-session) devidamente informada pelo diretor de prova via TS.

Função Rejoin

Está permitido utilização da função rejoin, onde um piloto que cair do servidor poderá retornar ao mesmo durante a corrida. Suas voltas serão somadas pelo gerenciador do servidor – sTracker

Função Rejoin

Está permitido utilização da função rejoin, onde um piloto que cair do servidor poderá retornar ao mesmo durante a corrida. Suas voltas serão somadas pelo gerenciador do servidor – sTracker

Termino de Prova

No momento que o Lider da prova abrir a ultima volta da corrida, será enviado via CHAT/TS aviso de “FINAL LAP”.  No momento que o Lider concluir a FINAL LAP, Será enviado via CHAT/TS o Aviso “RACE OVER” – Neste momento todos os pilotos que cruzarem a linha de chegada terão sua corrida concluída e deverão seguir para a area informada pela direção de prova e retirar seu carro para o box através do comendo ESC – Back to Pits.

Todos os pilotos devem aguardar no servidor até o término da sessão

9.  INSCRIÇÕES

Os pilotos deverão efetuar o preenchimento do formulário de inscrição. Os dados a serem informados no formulário são:

  1. Nome e Sobrenome (O mesmo deverá ser usado obrigatoriamente como Nick do simulador na participação dos Eventos e no Teamspeak).
  2. “Steam Community ID” for Asseto Corsa (pode ser localizado em Documentos/Asseto Corsa/Logs/Log.txt – (Steam Community ID:76561197983XXXXXX)
  3. Email válido
  4. Nome da Equipe
  5. Link para o site ou facebook da equipe.
  6. Classe do carro que pretende pilotar.
  7. Telefone (opcional)

Os pilotos inscritos, receberão um email da organização do campeonato contendo o Regulamento Geral e os dados para pagamento da taxa de inscrição.

Os pilotos que preencherem o formulário serão direcionados a uma tabela temporária de interesse de participação no campeonato e após a confirmação de seu pagamento da taxa de inscrição serão direcionados para o GRID permanente e tabela oficial de participantes.

Serão disponibilizadas ao total, 28 vagas para os pilotos participarem da competição sendo 12 vagas para a classe Protótipo (máx 2 pilotos por equipe) e 16 Vagas para a Classe GT3 (máx 2 pilotos por equipe, sem restrições de quantidade de equipe com variantes A, B, C…).

O período de inscrições será de 22/12/2016 a 10/01/2017 ou se as 28 vagas forem preenchidas e confirmadas antes do prazo final.

Serão disponibilizadas 6 vagas no cadastro de reserva, onde os pilotos poderão ingressar no GRID principal até a 3ª etapa caso ocorram desistências de pilotos.

O Quórum mínimo para realização do campeonato será de 16 pilotos, caso este número não seja atingido até o prazo de encerramento das inscrições, o campeonato será cancelado e os participantes que estiverem inscritos serão informados via email.

Uma vez que o campeonato tenha se iniciado e o quórum mínimo atingido, não haverá em nenhuma hipótese a restituição de valores pagos a Bravos Motorsports pela participação no campeonato, mesmo que o piloto desista de participar das demais etapas deste por quaisquer motivos.

O Valor da inscrição é de R$ 30,00 (trinta reais) via depósito bancário / boleto ou R$ 32,00 (trinta e dois reais) via Pay Pal ou Pag Seguro.

Tarifas bancárias de transferência ficam por conta do piloto.

Serão disponibilizados dados bancários nos seguintes Bancos para depósito ou transferência:

  • Itaú
  • Caixa
  • Banco do Brasil
  • Bradesco

Os dados bancários serão enviados no e-mail de confirmação da inscrição e o pagamento deverá ocorrer em até 2 dias após o envio do mesmo, caso o pagamento não seja efetuado neste período de 2 dias, a inscrição do piloto será cancelada.

Após o pagamento da taxa de inscrição, deverá ser enviado a organização o comprovante de pagamento como anexo e no corpo do e-mail o nome do piloto ao qual é a referencia deste pagamento.

O Líder da Equipe pode inscrever seus pilotos no campeonato desde que disponibilize os dados solicitados no formulário de inscrição corretamente.

Será permitida apenas uma substituição de piloto da equipe ao longo do campeonato, que deverá ser informado a administração da Bravos Motorsports para os devidos ajustes nas tabelas.

10.CARSET e SKINS

A BRAVOS MOTORSPORTS disponibilizará o arquivo para pintura do carro no formato .psd onde estarão dispostas as indicações dos adesivos obrigatórios (Número do Carro, Nome do Piloto e Parceiros). Estes não poderão ter suas posições, fontes ou tamanhos modificados (arquivos dentro do grupo “Não Mexer” trancados com o cadeado).

O piloto deverá compactar o template em formato  . dds dxt5 e enviar toda a pasta com os arquivos para a organização. Será disponibilizado na pasta base um arquivo LEIAME.TXT com as informações de como salvar e enviar seu arquivo. Todas as demais áreas do carro estarão livres para pintura do piloto/equipe. Não serão permitidas Skins com conteúdo erótico, discriminatórios ou que ridicularizem a liga ou carros. Será disponibilizado um modelo de pintura básica para os pilotos que não enviarem seu carset até o prazo estipulado de 28/jan.

A Organização receberá todos os CARSETS/SKINS e disponibilizará um pacote global que devera ser instalado por todos os pilotos em seu simulador. Caso o piloto não efetue a instalação, não conseguirá logar no servidor e ficará impedido de participar dos eventos.

Poderá ocorrer atualizações dos CARSETS ao longo do campeonato mediante o ingresso de novos pilotos.

Caso ocorra algum problema na implementação e direitos de imagem, serão utilizadas skins padrões do simulador.

Direito de uso de imagem.

Ao se inscrever no campeonato, o piloto/equipe concorda em permitir que a BRAVOS MOTORSPORTS através dos seus canais de mídia e parceiros, utilizem a imagem e nome do piloto e/ou equipe e/ou carros, na divulgação de matérias em sites e redes sociais de terceiros e da BRAVOS MOTORSPORTS a partir da inscrição do piloto/equipe, sem termino de data futura.

11.  REGRAS E CONDUTA EM PISTA

O Campeonato será regido pelas seguintes regras:

a)   Direção de prova permanente:

O Servidor contará com a presença dos seguintes membros:

  • Diretor de Prova
  • Colaboradores (Transmissão/Comentários/Convidados)
  • Pilotos

O Diretor de prova avaliará a conduta em pista e a aplicação das regras desde o momento da qualificação até o momento da conclusão da corrida.

O uso da caixa de bate-papo ficará restrito ao Diretor para envio de mensagens aos pilotos em pista, bem como mensagens de voz pelo teamspeak.

b)   Respeito ao adversário, aos organizadores e aos colaboradores.

Fica terminantemente proibido, zombar, falar palavras de baixo calão, denegrir ou discriminar qualquer participante do campeonato, seja ele piloto, organizador ou colaborador através dos canais de comunicação ou durante as transmissões. O descumprimento desta regra resulta em advertência e/ou banimento da competição e da liga.

c) Ultrapassagens no Sistema Multiclasse

Carros da mesma categoria deverão efetuar ultrapassagens conforme as regras habituais de sobreposição substancial e conduta em pista descritas no tópico “Regras e Conduta em Pista”

PARA ULTRAPASSAGENS DOS PROTÓTIPOS SOBRE OS GT3, OS CARROS DA CLASSE GT3 DEVEM MANTER SUA LINHA NO TRAÇADO IDEAL DA PISTA.

OS PROTÓTIPOS DEVERÃO ULTRAPASSAR EM LOCAIS QUE PROPORCIONEM SEGURANÇA A MANOBRA.

Ultrapassagens em tomadas ou saídas de curva deverão ser realizadas com cautela pelo piloto do protótipo.

Em caso de contato do tipo punting de um protótipo sobre um GT3 durante uma ultrapassagem, o piloto do protótipo poderá ser responsabilizado caso o GT3 esteja mantendo a sua linha do traçado.

Em casos onde o GT3 sair do traçado para o protótipo e houver um punting, o piloto do protótipo podera abrir um report contra o piloto do GT3.

O Report deverá ser efetuado pelo piloto que sofreu a colisão no pós-race pelo formulário de report disponibilizado pela organização.

Os reports serão avaliados caso a caso e as punições aplicáveis são desde a perda de pontos, acréscimo de lastro e até a aplicação de drive thru penalty.

d)   Todo piloto é responsável pelo seu carro.

O piloto deverá ter controle sobre seu carro durante os momentos que estiver em pista.

Em carros de turismo ou protótipos, serão considerados toques de corrida, contatos laterais (porta/porta) que não haja perda de posição, retirada de pista ou prejuízos entre os pilotos.

Contatos do tipo Punting (colisão dianteira na traseira do adversário), em geral ocasionadas por erro de pontos de frenagem, que retire o adversário que sofreu o punting da pista:

O carro que efetuar uma colisão e retirar o adversário da pista deverá devolver a posição (fair-play) caso não seja devolvida a posição, o piloto que sofreu a perda deverá abrir um requerimento de revisão de prova (protesto) As PUNIÇÕES PASSIVEIS SÃO:

  • 1ª VEZ – ADICIONADO TEMPO DE DRIVE TRHU NO TEMPO FINAL DO PILOTO QUE COMETEU A COLISÃO.
  • 2ª VEZ – ADICIONADO LASTRO DE 100KG NA ETAPA SEGUINTE
  • 3ª VEZ (NA MESMA CORRIDA) PILOTO DESCLASSIFICADO.

Em caso de reincidência – Será mantido o lastro para a próxima etapa.

Auto-defesa – Se um piloto cometer um punting e achar que vai ser punido, o próprio poderá fazer um drivre thru por conta própria, isto é uma medida auto-disciplinar e em caso de protesto por algum piloto conta ele, ele já tem sua defesa.

e)Trajetórias a serem adotadas em ultrapassagens em curvas.

Disputas em curvas (pressionar o adversário para fora da pista), o piloto pressionado deverá MANTER SUA LINHA fazendo a curva por fora. O carro na linha interna não poderá “ENFIAR” o carro dentro da zona de frenagem restante, o que resultaria em colisão lateral e ambos os carros saiam da pista. Caso o piloto da linha interna esteja em sobreposição, o mesmo também deverá manter sua linha não pressionando o carro de fora para fora da pista. Em caso de ocorrência de eventos deste tipo, caberá ao piloto que se sentir prejudicado a abertura de report pos-race para avaliação da administração e como punição aplicada haverá a aplicação de acréscimo de tempo de um drive thru ao tempo total do piloto que for considerado culpado. Caso o piloto culpado não tenha terminado a etapa, este sofrerá uma punição de -5 pontos na sua classificação.

as figuras abaixo demostram o comportamento correto de uma sobreposição.

sobreposicao-frenagem-maxima

Sobreposição máxima de ponto de frenagem

sobreposicao-frente

Sobreposição de bico do carro (a porta deve estar alinhada com a roda dianteira do carro adversário)

 

Toda ultrapassagem deverá ocorrer deforma limpa sem contatos entre os pilotos, não será permitido utilizar o adversário como “apoio” em uma curva para não sair de pista.

A figura abaixo demostra o comportamento ideal para ultrapassagem em curvas.

ultrapassagem-em-curva

Uma vez que o carro tenha conseguido estar em sobreposição de máximo ponto de frenagem, tem direito a area interna da curva, onde deverá manter sua linha durante toda a trajetória, sem espalhar. assim como o carro na area externa da mesma deverá manter sua trajetória não abalroando o carro na parte interna.

Ultrapassagens em curvas por representar risco a ambos pilotos, devem ser efetuadas em condições de segurança para ambos os envolvidos, reports nestes casos serão analisados caso a caso e as penalizações aplicáveis dado a gravidade de qualquer incidente neste sentido.

f) Monitoramento dos limites de pista e limite de velocidade na entrada dos boxes

O sistema de monitoramento de limites da pista será efetuado pelo aplicativo Pit Lane Penalty.

Está configurado para efetuar as seguintes tarefas:

  • Detectar o excesso de 3 pneus fora do limite de pista.
  • Somente considerar analise de corte, velocidades superiores a 50km/h
  • Efetuar o comparativo de velocidade entre a saída de pista e o retorno a mesma e determinar se houve ganho ou perda de tempo em função da velocidade através do seu algoritmo de detecção.
  • Mecanismo de proteção contra falsas detecções em caso de acidente.
  • Detectar limite de velocidade dentro do pit-lane .
  • A velocidade no pit-lane não poderá ser superior a 80km/h.
  • A penalidade determinada será o Drive-Thru, onde o piloto deverá cumprir uma passagem pelos boxes – Se o piloto parar no pit para trocar pneu, deverá entrar no box novamente para cumprir a passagem pelo mesmo.
  • A velocidade na reta do pitlane deverá estar em 80km/h – A desaceleração deverá ocorrer ainda na pista antes da faixa de desaceleração.

O controle da velocidade dentro do pitlane é manual e não há configuração de botão de limitador de velocidade.

Continue controlando a velocidade no pitlane mesmo após o ponto de checagem, pois se forem detectados picos de velocidade acima dos 80km (81 ou 82km) – o APP ira emitir a punição por correr dentro do pitlane – e você terá que cumprir esta penalização na volta seguinte.

Como punição para quem efetuar mais de 3 cortes ou exceder a velocidade de entrada no pitlane será um drive thru a ser pago em no máximo 1 volta após a ocorrência. Caso a penalização do drive thru ocorra na penúltima ou ultima volta, será acrescido tempo(drive-thru) manualmente pela organização no pós-race.

Em caso de saída de pista, o retorno a mesma só deverá ocorrer se a condição for segura a ambos os pilotos. Caso um piloto retorne de forma imprudente, colidindo com o adversário em pista, este poderá ser desclassificado da corrida Na ocorrência de uma rodada ou saída de pista em que o piloto para dentro da pista, este deverá manter seu carro imóvel até que o momento seja seguro para efetuar a correção e prosseguir.

g) Retardatários (Mesma Classe)

Todo piloto que estiver se tornando um retardatário deverá ceder passagem ao carro que estiver se aproximando do mesmo. O Retardatário deverá se posicionar ao lado direito da pista ou cedendo o traçado ideal no local que for seguro a tal manobra. Facilitando a ultrapassagem do carro que se aproxima ao avistar o sinal da bandeira azul ou a presença do mesmo em seu espelho/mapa.

Se um ou mais retardatários estiverem em disputa de posição e tiverem a aproximação do carro mais rápido, a disputa deverá ser interrompida e facilitado a passagem do carro mais rápido, o mais rápido possível de forma a retomar a disputa pela posição entre os retardatários.
O carro mais rápido somente poderá ultrapassar um retardatário quando este momento for seguro e a abertura for detectada (retardatário a direita ou traçado ideal livre e carro do retardatário mais lento).

h) Seu hardware e sua conexão de internet fazem parte do seu carro.

O hardware e conexões de internet são considerados partes fundamentais do carro.

Em caso de desconexão por queda de energia ou queda de conexão de internet, o piloto está automaticamente desclassificado da corrida.

Pilotos com PING superior a 300ms serão informados ao longo das sessões para realizar procedimentos básicos (redução de configuração gráfica, conexão exclusiva modem-pc e desabilitar uso de wi-fi). Caso nenhum procedimento tenha efeito o piloto não poderá participar da etapa e deverá se retirar do lobby ou será kikado da sessão.

Dificuldades técnicas de acesso a sala (como volante desconectado, senha incorreta ou erro de acesso ao servidor por não estar com skins instaladas e/ou modificações das versões do carro ocasionando erro de checksun) são de responsabilidade do piloto se o mesmo não conseguir resolver seu problema até o fim da sessão de qualificação, não conseguirá logar para a corrida e está declarando desistência da etapa por não conseguir mais acesso em tempo hábil – Não sendo passível protesto neste caso.

i) Prevenção de BUGs

A resolução do jogo deve sempre estar compatível com a resolução do desktop do piloto, já foi observado que resoluções diferentes ocasionam impossibilidade de acesso ao servidor.

O servidor contem os arquivos dos carros, qualquer edição no arquivo do piloto (seja ela física, danos ou tempos de reação no pit stop), resultará em impossibilidade de login no servidor e será apresentado “erro de checksun” indicando que o piloto está com uma versão de arquivo diferente da versão do servidor.

Cada piloto deverá verificar se sua SKIN está correta, em caso de troca, informar a administração para que seja efetuada a correção do arquivo de configuração do servidor.

j) Queda geral do servidor.

Caso haja queda geral de conexão do servidor onde no mínimo 50% do grid seja afetado, serão adotadas os seguintes procedimentos:

  • Queda durante o treino livre – Será efetuado o start-up do servidor reserva da Bravos Motorsports
  • Queda durante o Q1 – Será iniciado o servidor reserva da Bravos Motorsports no Q1
  • Queda durante o Q2 – será iniciado o servidor reserva da Bravos Motorsports no Q1, para que possa haver nova qualificação.
  • Queda durante a corrida – conforme cada caso.
    • Caso 1 – Antes do inicio – da mesma, Será iniciado o servidor reserva da Bravos Motorsports com Q1 e Q2 com tempo reduzido (10 minutos para cada categoria)
    • Caso 2 – Após o inicio da corrida, antes de 50% das voltas válidas – a corrida será reiniciada com uma volta de apresentação onde os pilotos assumirão posições que se encontravam na ultima volta registrada na torre de standings da transmissão ao vivo da corrida.
    • Caso 3 – Após 50% das volta válidas, a corrida será encerrada e as posições serão conforme indicados na torre de standings da transmissão ao vivo.

k) Checagens obrigatórias da Administração

Será sempre verificado a cada evento se os pilotos estão com o aplicativo “Pit Lane Penalty” habilitado e na versão correta disponibilizada na pagina de downloads da Bravos Motorsports.

O arquivo de configuração do Pit Lane Penalty poderá ser adequado para a pista e classe de acordo com os testes efetuados pela equipe da Bravos Motorsports e será disponibilizado update caso tenha alteração e os pilotos serão informados via email / grupo do campeonato no whatsapp.

Dentro do simulador os pilotos deverão utilizar “Nome e Sobrenome” no campo “Nick Name” do profiler do usuário dentro do simulador.

Por exemplo:

Name: “deixar vazio”

Last Name: “deixar vazio”

Nick Name: José Magalhães

nick-name

Será verificado a cada evento a habilitação do pTracker e do Pit Lane Penalty de cada piloto.

Pilotos que não estiverem com o nome e sobrenome corretos no simulador, serão kikados da sessão antes do inicio da corrida.

Pilotos que não estiverem com o pTracker habilitado receberão penalização de -5 pontos.

Pilotos que não estiverem com o Pit Lane Penalty habilitado serão desclassificados da etapa, em caso de reincidência serão retirados do campeonato.

Pilotos que estiverem utilizando versão do arquivo de configuração do Pit Lane Penalty diferentes da versão homolagada para a etapa receberão acréscimo de tempo de drive-thru (3x) ao seu tempo total final. Em caso de reincidência, serão retirados do campeonato.

Os pilotos devem ficar na Garagem/Pit durante a realização do BRIEFING.

Os pilotos deverão estar com nome e sobrenome no Team Speak.

 

12. PROTESTOS

Todo piloto tem o direito ao protesto em caso de discordância com os resultados em que estes não forem claros ou a ocorrência de situações adversas não cobertas pelo regulamento. O piloto que elaborar um protesto, deverá pelos seus próprios meios enviar, vídeos, fotos e narrativas do fato ocorrido.

O protesto deverá ser feito através do preenchimento do formulário específico e será avaliado pela comissão externa da Bravos Motorsports os vídeos e anexos deverão ser encaminhados por drive virtual ou por whastapp a direção de prova.

Em caso de deliberação positiva, o resultado será alterado, em caso de protesto indeferido, o resultado inicial será mantido.

Os pilotos envolvidos serão notificados e poderão apresentar suas defesas.

O resultado da análise do report ocorrerá em até 48hrs após o fechamento da janela da etapa.

  

13.Sistema de Descarte

Será utilizado para o campeonato o sistema de descarte, onde a menor pontuação do piloto nas 5 etapas será descartada.

Os itens abaixo serão considerados como descarte:

  • DNF – Pìloto que iniciou a corrida mas não terminou por qualquer motivo (queda de conexão, energia, etc)
  • FJ – Falta justificada – Piloto que enviou antecipadamente a organização mensagem informando que não pode participar da etapa.

Faltas não justificadas não serão contabilizadas no descarte.

Inserção de novos pilotos com o campeonato em andamento, o mesmo irá iniciar sua pontuação a partir da etapa de ingresso, etapas passadas não contabilizam como descarte.

No caso de duas faltas não justificadas ou duas faltas justificadas consecutivas o piloto será automaticamente eliminado do campeonato.

Descarte por equipe: Será descartada a etapa de menor pontuação da Equipe.

 

14.Critérios de Desempate.

Caso um ou mais pilotos fiquem empatados, será utilizado os seguintes critérios para o desempate:

  1. Piloto com maior pontuação no descarte.
  2. Piloto com 25 voltas válidas no servidor em cada uma das 5 etapas.
  3. Piloto que venceu o “Time Trial” da etapa.
  4. Piloto que participou do Evento Teste
  5. Piloto com Maior número de Pole Positions.
  6. Piloto com Menor numero de penalizações.
  7. Piloto com Menor numero de Somatório de posições do Grid no Campeonato.
  8. Piloto com Maior numero de Corridas Completadas.
  9. Piloto que largou na Melhor posição na corrida atual ou ultima etapa.

 

15.CONTATOS

Todos os pilotos poderão entrar em contato através dos seguintes canais de comunicação:

Whatsapp – (21) 97176-9750 – Cirenio Ramos

Web: www.bravosmotorsports.com.br

Facebook – www.facebook.com/bravosmotorsports

Email: adm.bravosraces@gmail.com

Organização:

  • Cirenio Ramos – Diretor de Prova
  • Daniel Junqueira – Gestor Comercial 
  • Luciano Moreira – Gestor de Artes
  • Vitor Ferreira – Gerente de Servidor
  • Wagner Carvalho – Gestor Financeiro

Patrocínio e parcerias

 

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